domingo, 10 de maio de 2009

Africando...

Bom, afinal não custou tanto escrever "o primeiro", ser o primeiro tem que se lhe diga, não sei se vos aconteceu o mesmo, mas antes de o ter escrito, pensei inúmeras vezes naquilo que iam pensar enquanto lêem, longe de mim, fazer um blog lamechas, nada disso.

Quem me conhece sabe que sou uma moça de aventuras, toda a minha vida, não sei bem porquê fui vivendo coisas, que somadas já são dignas de um livro.

Esta última aventura teve início há um mês e intitulei-a de "Africando", isto para dizer a quem ainda não sabe que me minha pessoa, Maria Papoila, desembarcou em África no dia um de Abril, nem de propósito, dia das mentiras, encontro-me precisamente em Mooooçambique, ah pois é, depois de Europa de Leste, China e afins, Irlandas e coijjjos porque não as Áfricas?!

É dose, é o que vos digo, e o mais engraçado é que prometo sempre que desta vez é que é, vai ser a última vez que vivo fora e já ando nisto já lá vai três anos.

Explicação para este rebuliço de vidas vividas, sinceramente não sei, acho que o mal está em começar e depois lá está como qualquer vício entranha-se e virá "o pôbrema".

O meu grande mal é a distância. Seria tão mais fácil se pudéssemos transportar aqueles que amamos dali para aqui, afinal seria bom para todos.

Eh lá, já estou para aqui a escrever um testamento...nunca pensei que conseguisse escrever uma frase que fosse, mas olha, afinal, até estou a gostar... :)

Bom, sobre tudo aquilo que já vivi terei muito tempo para falar, agora o importante é o presente, Moçambique.

Estou em Nampula, isto é, a norte e na segunda maior cidade deste país. Estar a viver numa cidade, sendo a cidade em África, é relativizar a ideia que se têm e que sempre tivemos do que é uma cidade.

Para mim Nampula é cidade porque têm todos os serviços estatais, meia dúzia de ruas com mais movimento, alguns bancos inluíndo o Barclays, só visto, de resto esta tudo destruído, muito muito lixo nas ruas e claro, o que mais há é buracos nas chamadas "estradas".

O mais triste é pensar que na era colonial davam o nome de Nampula, a linda. Incrível como as coisas são...!
Admito, estou desiludida! Não era esta a imagem que tinha na minha cabeça, não era esta a África onde pensei vir a viver, é tudo tão diferente...
Bom, mas como nem sempre as coisas são como nós queremos, tenho que ver esta aventura pelo lado positivo e lembrar-me que afinal nem todos têm esta oportunidade, e lá pela cidade não ser uma maravilha não me poderei queixar, estou mais perto e posso ajudar quem mais precisa, as crianças africanas, já para não falar das praias e ilhas de sonho que por aqui existem, lá está...afinal há sempre o tal lado positivo ;).

5 comentários:

  1. Olá Maria Papoila!
    Por muitos destinos que visites felizmente há sempre alguma coisa que te surpreende! E não podendo estar aí... respiro pelas tuas palavras a africanidade de Moçambique! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muita força para mais esta tua aventura, que corra tudo pelo melhor e já agora fica sabendo que também temos muitas saudades tuas!

    ResponderEliminar
  3. Ah pois é, nem tudo é maravilhoso nessa terra, mas há coisas extraordinárias como o sorriso dessas crianças e o jeito moçambicano de aproveitar a vida, bem diferente do nosso.

    ResponderEliminar
  4. Babyyy! Um abracinho virtual e muita força para continuares sempre com essa energia e amor pela vida.
    Nada acontece por acaso e acredito que ainda vais trazer muitas coisas boas dessa, já não tão linda, Nampula.

    Um grande beijinho

    Mary - em Lisboa... mas com o coração no Mundo

    ResponderEliminar
  5. Estou orgulhosa de ti gaja!!!!
    Com amor, carinho e positivismo as coisas correm sempre bem!!
    Alías o teu Portugal, não sai do mesmo sítio :) e podes voltar quando quiseres.
    Estou a gostar muito do teu blog, parabéns :)
    Vê se também actualizo o meu eheheh!!!
    lilianamrego.blogspot.com

    Espero que estejas bem e goza muito!!
    E lembra-te relativamente ao roubo, vão se os anéis mas ficam os dedos!!!

    Beijos grandes :)

    ResponderEliminar