domingo, 10 de maio de 2009

A escola...

Todos nós andámos na escola, uns mais tempo que outros, mas todos nos lembramos da nossa escola primária. O edifício grande, normalmente de dois andares com muitas salas, as casas-de-banho divididas por sexo, o famoso intervalo onde as meninas brincam com as meninas e os meninos dão os primeiros passes na bola, e claro...o/a professor (a) que ensina a escrever, a ler e, claro, o martírio da tabuada. A partir daí a escola ganha lugar de casa, a nossa segunda casa.


Aqui a escola pode ser diferente, é diferente na maioria das vezes, aqui são raras as crianças que têm aulas dentro de quatro paredes, que têm uma secretária para colocar os livros, os cadernos, as canetas de cheiro e uma cadeira com encosto para colocar a mochila bonita que os pais compraram no hipermercado. Para estes meninos, poder frequentar a escola é quase um luxo, luxo este que não tem como brinde as coisas bonitas a que nós fomos habituados. Estes meninos e meninas têm que percorrer quilómetros a pé para chegar à escola, a maioria deles para terem aulas à sombra de uma árvore, sem cadernos, sem mochilas bonitas, sem nada...apenas trazem vontade de aprender a língua dos mucunha (brancos).

No outro dia, fomos fazer uma distribuição de material a uma escola. Decidi assistir a uma aula para ter uma ideia de como é uma aula dada em África. Sentei-me no chão e misturei-me com a turma da quarta classe, queria mesmo sentir que estava a regressar à primária. Ia começar o ditado, o Professor perguntou:

- Meninos estão preparados?! E todos em coro responderam:

- Sim, Senhor Professor!

Começou então o ditado e eu, cusca como sou, comecei logo a olhar para o caderno do vizinho, desta vez não para copiar, mas sim para confirmar como estavam a escrever.
Confirmei aquilo que suspeitava, muitos daqueles meninos, mesmo estando na "quarta classe", não sabem ler nem escrever, também que poderiamos exigir desta malta, esperávamos o quê? Milagres?!


Mas o milagre aconteceu, e aconteceu quando menos esperava, o Hélder, um menino no meio de tantos meninos que se sentou à minha frente, fez-me sentir mesmo orgulhosa, assim como me senti no jogo da Selecção contra a Inglaterra, aqueles penaltis defendidos pelo Ricardo, esse orgulho!



Quando olhei para o seu caderno reparei que apenas tinha um erro, trocou o d pelo t, fogo....fiquei pasma, como vontade de lhe trazer um livro e de lhe dizer continua a estudar e não desistas, ouviste?! Tu vais conseguir!!!



Estamos a falar da quarta classe, mas não podemos esquecer que o grau de exigência é diferente, tem obrigatoriamente de ser diferente do nosso, não há condições para comparações!


É assim no mato, em cem meninos, um terá chances de continuar a estudar, isto se os pais não tiverem que mudar de casa porque a machamba (horta) não foi suficientemente produtiva para alimentar a família. É assim a vida por estas bandas...


1 comentário:

  1. Martinha do meu coração....
    Ver e ler isto comoveu-me..
    Esta é a menina que andava comigo ao fim de semana e que cresceu e se tornou Mulher.
    Tenho muito orgulho em ti e no ser humano em que te transformaste e faz-me feliz pensar que provavelmente quem tu és... é um pedacinho do resultado de nós sermos quem somos.....

    Adoro-te Marta ...mesmo que estejas muito tempo sem nos vires ver

    bjs
    Ita

    ResponderEliminar